Pesquisa de Notícias Mês: Ano: Assunto:

Ginástica

25/03/2018

CBG fecha Assembleia anual com mais espaço para os atletas nas resoluções da entidade

Alteração estatutária garantiu o aumento de um para sete votos no colégio eleitoral
Luciene Resende e os presidentes das Federações
Ricardo Bufolin/CBG

Da redação, Santo André (SP) - A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) encerrou, neste domingo (25), as atividades da Assembleia Geral Ordinária, Assembleia Geral Extraordinária e reunião técnica, eventos que promoveu em Aracaju (SE), desde ontem. Com a presença dos presidentes das Federações Estaduais e demais profissionais envolvidos com as sete modalidades da ginástica, foram discutidos temas fundamentais para o esporte.

Na reunião Extraordinária, foi discutida a alteração estatutária para adequação às novas exigências das recentes modificações da legislação desportiva, incluindo o aumento da representação dos atletas no colégio eleitoral da CBG, de um para sete votos. A comissão será formada por nove atletas e sete deles terão poder de voto: a presidente Natália Gaudio (ginástica rítmica), o vice-presidente Carlos Ramirez Pala (trampolim), Andressa Tolentino (acrobática), Arthur Zanetti (artística masculina), Beatriz Palma Aprobato (acrobática), Daniele Hypolito (artística feminina), Francisco Barretto Junior (artística masculina), Juliana Pizani (ginástica para todos) e Marcelo Guimarães (aeróbica).

"O principal destaque da mudança do estatuto foi a ampliação do colégio eleitoral da representatividade dos atletas de um para sete, ou seja, todos os integrantes da comissão de atletas que são representantes das sete modalidades da ginástica estarão com presença garantida tanto nas eleições da entidade quanto nas assembleias. Além disso também ficou garantida representação dos atletas em todos os colegiados, em todas as discussões da ginástica", explicou o assessor jurídico da CBG, Paulo Schmitt.

O vice-presidente da comissão de atletas da entidade, Carlos Ramirez Pala, esteve presente e ressaltou a importância de conhecer o lado da gestão para repassar aos companheiros da modalidade. "Hoje a nossa modalidade fez história aumentando o número de atletas nas decisões da entidade. Acho muito importante, pois queremos contribuir e conhecer o outro lado, que muitas vezes pensamos que é fácil, mas não é. Temos que ter conhecimento para saber o que podemos cobrar. A nossa participação tem que ir além de apenas fazer parte da comissão. Parabenizo a CBG pelas iniciativas apresentadas aqui na Assembleia", comentou o atleta de trampolim.

A presidente da CBG, Luciene Resende, defende a maior participação dos atletas no processo e afirma que a ginástica só tem a ganhar. "Os atletas precisam participar, com isso, eles já estarão sendo preparados para serem gestores no futuro. Não vejo essa participação como ameaça, mas sim como uma contribuição importante. Porém, eles precisam se informar, participar, se organizarem e não somente fazer parte da comissão, mas sim contribuir para a melhora das práticas da entidade e o desenvolvimento do esporte que é a vida deles", resumiu.

Outro ponto importante foi a assinatura do Termo de Cooperação com o Ministério Público do Trabalho contra o Assédio Sexual e Abuso no Esporte, mais uma medida para prevenir e inibir as práticas abusivas no esporte. A iniciativa pioneira da CBG faz parte de um conjunto de medidas tomadas pela instituição sobre o assunto. Leia mais no link: https://goo.gl/5hVCgW

O dia de hoje teve início com a Assembleia Ordinária que discutiu e aprovou o código de taxas e normas de transferências, a apresentação dos relatórios da administração de 2017, das contas do exercício de 2017, e orçamento de 2018. Além disso, o ex-ginasta e hoje coordenador Geral do Bolsa Atleta, Mosiah Rodrigues, fez uma explanação sobre o programa do Ministério do Esporte. Ele esclareceu dúvidas e se colocou à disposição das Federações para esclarecimentos.

A presidente Luciene Resende destacou a realização dos cursos nacionais e academias FIG, com o objetivo de formar o quadro de arbitragem para o novo ciclo e a realização dos campeonatos nacionais de 2017. "Nós iniciamos as competições do calendário somente após a realização dos cursos para atualização do novo código. Isso foi fundamental. Além disso, tivemos excelentes campeonatos no ano passado. Foram momentos de comemoração e encontro de ídolos com a nova geração. Aproveito para agradecer o empenho de todos os envolvidos com o nosso esporte. Não posso deixar de destacar a realização do Brasileiro de Especialistas e Torneio Nacional de Ginástica Artística, pois foi um momento fantástico, já que pudemos usar a estrutura do legado olímpico. Tivemos cerca de 400 ginastas das categorias de base no evento."

Já ontem, no primeiro dia foi realizada a reunião técnica, com a apresentação e aprovação dos regulamentos técnicos da ginástica artística masculina e feminina, aeróbica, acrobática, de trampolim, rítmica e para todos. Foi feita também a apresentação e aprovação do regulamento geral de 2018, o projeto das Seleções para o ano e o calendário de 2018, com a definição das sedes dos eventos nacionais.

 

Rua Belém, 322 – Vila Assunção – Santo André(SP) – Cep 09030-120 | Telefone: (11) 4438-8200
Plantão: (11) 9 7653-7957
©GANegócios do Esporte - 2009 - Todos os Direitos Reservados | Criação de sites: PWI Web Studio