Pesquisa de Notícias Mês: Ano: Assunto:

Notícias

A força do Piauí na Copa Petrobras

Escola CAIC / Balduíno, de Teresina, virou o xodó
Equipe
(Wander Roberto / Photo&Grafia)

ITAJAÍ / SC (LCS) - Nestes três dias de disputa da Copa Petrobras de Handebol, uma equipe tem chamado atenção e já ganhou a simpatia da torcida. Os meninos da escola CAIC / Balduíno, de Teresina, no Piauí, viraram um verdadeiro xodó. Isso porque o caminho para que eles chegassem até aqui não foi nada fácil. Vindos todos de comunidades de baixa renda, eles fazem do handebol a grande alegria de viver.

Os jogadores também se destacam dos demais pelo porte físico. Atualmente, todos os esportes, inclusive o handebol, priorizam atletas mais altos e fortes. O grupo do CAIC tem o porte contrário. São bem mais baixos do que a média, além de franzinos. Mas esse não é motivo para que se sintam intimidados pelos grandalhões.
 
 “Compensamos essa desvantagem com a nossa habilidade e velocidade” - conta um dos destaques do time, o pivô Eusébio Henrique da Silva, que tem 13 anos, mas aparenta bem menos. A velocidade é uma característica marcante da equipe. “Temos uma preparação física boa e vencemos por sermos mais rápidos”.

Para estes meninos, o handebol tem um papel muito importante na formação. “São todos de áreas carentes de Teresina e passam por muitas dificuldades, mas amam o que fazem e, por isso, se superam”, disse o professor e técnico da equipe, Giuliano Ramos.

O time faz parte de um projeto social da capital do Piauí que sobrevive com dificuldades. Mesmo assim, os meninos são guerreiros e não desistem. “Ficamos em terceiro lugar nos Jogos Olímpicos Escolares. Para nós, disputar a Copa Petrobras está sendo uma grande oportunidade”, afirmou o treinador. “Queremos chegar à final. Eles não têm medo das outras equipes. Se tivessem, não estariam aqui”, finalizou.

Já classificados para as semifinais desta quinta-feira, um dos sonhos deles, está mais perto de se tornar realidade. Os outros ainda virão. “Quero jogar até ficar adulto”, idealiza o pequeno Eusébio.
 
A parceria da Petrobras com o handebol brasileiro, que começou em 2003, tem como objetivos principais a democratização, o desenvolvimento e o fortalecimento desta modalidade no país. A Copa Petrobras de Handebol está totalmente alinhada a esses objetivos, já que se trata de um projeto com viés esportivo e educacional, com abrangência nacional, que pode contribuir para o surgimento de novos talentos do esporte.

Confira a tabela de jogos, locais e outras informações no link:
http://www.photoegrafia.com.br/detalhe_noticia_contexto.asp?id=24857&moda=&contexto=12&area=010
 
Fotos e vídeo-releases estão disponíveis neste site

Rua Belém, 322 – Vila Assunção – Santo André(SP) – Cep 09030-120 | Telefone: (11) 4438-8200
Plantão: (11) 9 7653-7957
©GANegócios do Esporte - 2009 - Todos os Direitos Reservados | Criação de sites: PWI Web Studio