20 anos de Photo&grafia - agência de comunicação
Pesquisa de Notícias Mês: Ano: Assunto:

Confederação Brasileira de Handebol

Confederação Brasileira de Handebol

Criada em 1979, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) tornou-se independente da Confederação Brasileira de Desportos, que, até então, era responsável pelos esportes olímpicos. Assim, passou a trilhar sozinha o caminho rumo às grandes conquistas.

O desenvolvimento da modalidade no Brasil transformou-se em uma das principais metas da CBHb. A entidade realiza anualmente campeonatos em várias regiões do país em todas categorias, mas também não se esquece o lado social. Promove, em parceria com a Petrobras, dois grandes projetos: o Mini-Hand, voltado para crianças de 8 a 12 anos; e a Copa Petrobras, que contará com estudantes de 11 a 14 anos das redes públicas e particulares de todo o país.

Em competições internacionais, o handebol brasileiro debutou nas Olimpíadas de Barcelona (Espanha) em 1992. A equipe masculina, vice-campeã do Pan de Havana (1991), garantiu uma vaga nos Jogos após a desistência de Cuba. Na edição seguinte, em 1996, em Atlanta (EUA), a situação se repetiu e novamente o Brasil foi o representante das Américas no handebol masculino.

Três anos mais tarde, as garotas entrariam para a história do handebol. Elas colocaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), por méritos próprios. A partir daí, o handebol feminino brasileiro se firmou como potência do continente. O time masculino também conquistou o seu lugar ao sol ao superar a Argentina nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003). O País passou de mero participante das competições a número um das Américas.

Em mundiais, a Seleção Feminina deu um salto na classificação de 20º lugar em 2003 para a sétima colocação em 2005. A classificação leva em conta os últimos resultados das competições organizadas pela IHF em todas as categorias.

O bom desempenho em competições internacionais aumentou o prestígio do Brasil no exterior, que agora recebe - e visita - as principais seleções do mundo para intercâmbio, um dos motivos que resultou na escolha do país para sede do Mundial Feminino de 2011, em Santa Catarina.

Rua Belém, 322 – Vila Assunção – Santo André(SP) – Cep 09030-120 | Telefone: (11) 4438-8200
Plantão: (11) 9 7653-7957
© PHOTO&GRAFIA agência de comunicação - 2009 - Todos os Direitos Reservados | Criação de sites: PWI